quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Discutindo...

Não Acredito no Amor




Alguns encaram o amor como um jogo. E num jogo, ganha aquele que é melhor estrategista. Como bom observador prever cada movimento do adversário.
No amor há adversários?
Não, acredito eu, há parceiros cujo objetivo comum é a felicidade. Ninguém precisa ser melhor. Mas se compreenderem, se aceitarem, ser cumplices. Ser amantes. Ver além de tudo que as aparências mostram.
Esta tal cumplicidade é que fará um perceber melhor o outro. Saber como ele pensa, quais serão suas possíveis atitudes nesta ou naquela situação. Não é algo planejado, como num jogo; é natural.
Convivendo com pessoas (estranhas) dia após dia se percebe muito delas. O mesmo ocorre com um casal, entre pais e filhos, entre amigos e colegas de trabalho. Não é preciso grandes técnicas para isso, basta observar. Independentemente do tipo de relacionamento.
Se percebo as emoções do meu parceiro ( seja qual for o tipo de relacionamento) e uso isso em meu favor no momento oportuno, eu não tenho amor por essa pessoa. Ela é um passatempo ou algo descartável, sendo assim me livro dela quando não precisar mais de algo bom que me ofereça: companhia, sexo bom, oportunidades de melhorar na vida social, entre outras coisas.
Não quero convencer ninguém de que o amor existe e nem preciso, ele é supremo e se sobressai em todos os momentos, mesmo que seja negado. Assim como a verdade, porque o amor é verdade.
Se as pessoas vivem de momentos, se divertem, fazem sexo ocasional e depois ignoram o outro, nunca vão dar chance de serem amados nem de amar. Pois, num dia está apaixonado e no dia seguinte é como se nada aconteceu. Nesse caso, de nada vale apostar em relações duradouras, está nítido que pessoas com este tipo de comportamento está fechada em si mesmo por medo de se machucar.
"E de desencanto em desencanto, vamos nos tornando ressequidos, descrentes, ocos, defendidos, magoados, sem ânimo para uma nova tentativa..."  Afirma Rosana Braga, em seu texto Por que você deveria acreditar no amor?
As pessoas estão desencantadas, não perderam a capacidade de amar. O amor está dentro de nós. Queiramos ou não admitir. Como verdade ele prevalece.
O que está acontecendo é uma descrença coletiva no ser humano e não no amor. Porque são as pessoas quem escolhe com quem se relacionar e com quais intenções fará isso. As relações são reflexos das nossas escolhas, como bem coloca a citada autora.
Eu continuo acreditando no amor, mesmo tendo pessoas do meu lado que me fazem questionar sua existência e se é válido amar mesmo sem ser amada; mesmo diante de tanta inconsistência nos sentimentos. Mesmo sofrendo. Mas quem disse que amar é sinônimo de nenhuma dificuldade?
Se é justamente diante delas que percebemos a capacidade de amar. Descobrimos habilidades e força jamais imaginadas antes. Descobrimos a força do amor dentro de nós.



<Império dos Sonhos>
BRAGA,Rosana. Por que você deveria acreditar no amor? Disponível em <http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/c.asp?id=4684>

6 comentários:

  1. Un interesante texto! Y respondiendo a la pregunta... Que si debemos creer en el amor, sin amor la vida no tendrá sentido, todo ser humano necesita amar y ser amado. El amor es el motor que mueve el mundo. Amor de todos los colores: Amor de pareja, amor a nuestros padres, amor a los hijos, a los hermanos, amor a los amigos, amor a los pobres más necesitados, amor a Dios, amor al trabajo, en definitiva amor amar, a todo lo que nos rodea. Este es mi sentido del amor.
    Gracias, por compartir esa linda lectura.
    Un saludo, y feliz día,

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto! Mas eu acredito no amor! No amor ao ser humano,amar a vida,enfim tudo gera amor.
    Amor trás felicidade...O amor é vida!!
    Lindo blog,já estou a seguir.
    Bom dia!

    ResponderExcluir
  3. Vall, eu não estou logada e só consigo seguir pelo mundo dos inocentes e sem foto. Esse blog é o seu? Eu já vi outro com o mesmo nome. Estou sem saber o que fazer.
    Eu acredito no amor maduro, aquele que protege .
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  4. Oi Vall, deu trabalho, mas consegui
    Beijinhos
    Dorli

    ResponderExcluir
  5. Nascemos com um dispositivo que nos informa durante toda a vida, que sem amor a vida não vale a pena, não sei se isso é verdade, pq as desilusões que ele trás, corroí, mas que é bom estar apaixonada, amando, isso é...
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Vall, eu consegui, só que a foto do mundo dos Inocentes não saiu. Agora vou tentar comentar como o Mundo dos Inocentes.Vou fazer um teste.Tá?
    Beijos
    Mundo dos Inocentes

    ResponderExcluir